A cantina de uma escola de ensino fundamental tem quatro conjuntos de pratos e talheres, que se diferenciam por suas cores: azul (A), verde (V), branco (B) e preto (P).
Durante o intervalo do lanche, uma funcionária lava os pratos sujos que estão empilhados à sua esquerda, retirando um prato do topo da pilha a cada segundos. Caso a pilha esteja vazia no momento em que ela tentar retirar um prato, ela descansará segundos e tentará retirar um prato novamente.
O funcionário que é responsável pelo recolhimento dos pratos coloca um novo prato sujo no topo da pilha de pratos a serem lavados a cada segundos, enquanto houverem pratos sujos a serem recolhidos.
Se as duas ações devem acontecer em um mesmo instante, a funcionária tentará retirar (ou retirará, se for possível) o prato antes da inserção do próximo prato a ser lavado, se houver.
Considere que, no instante inicial, a pilha de pratos sujos contenha apenas um prato azul e que não serão adicionados nem removidos pratos no instante inicial. Nestas condições, determine a cor do -ésimo prato a ser lavado, dada a sequência de pratos sujos a serem inseridos na pilha pelo funcionário responsável.
A primeira linha da entrada contém o valor de , que representa a posição do prato a ser determinado, na ordem em que foram lavados, sendo que a contagem começa no número um.
A próxima linha contém os intervalos de tempo e , em segundos, que os funcionários esperam para pegar ou inserir um prato na pilha, respectivamente, separados por um espaço em branco.
Na linha subsequente está a quantidade de pratos sujos a serem inseridos na pilha.
A quarta linha contém
caracteres, indicando a sequência de pratos sujos a serem inseridos na
pilha, em ordem, de acordo com a sua cor: A (azul),
B (branco), P (preto) e V
(verde).
A saída do programa deverá ser a cor do -ésimo prato lavado, seguida de uma quebra de linha. O nome da cor deve iniciar com letra maiúscula e os demais caracteres devem ser todos minúsculos.
1
20 30
0
Explicação do exemplo 1: a pilha de pratos a ser lavados contém apenas o prazo azul, que será retirado da pilha pela funcionária e lavado no instante .
Azul
2
20 30
1
P
Explicação do exemplo 2: a pilha inicia com o prato azul, que é lavado no instante . No instante o funcionário adiciona à pilha o prato preto, o qual será retirado e lavado pela funcionária no instante .
Preto
3
20 30
3
PBV
Verde
Explicação do exemplo 3: temos a seguinte sequência de
ações, onde S representa a pilha de pratos, X
representa a funcionária que lava os pratos e Y o
funcionário que recolhe os pratos:
----------------------------------------
| t | Ator | S | Lavado |
----------------------------------------
| 0 | - | { A } | - |
| 20 | X | { } | azul |
| 30 | Y | { P } | - |
| 40 | X | { } | preto |
| 60 | X | { } | - |
| 60 | Y | { B } | - |
| 90 | Y | { B, V } | - |
| 100 | X | { B } | verde |
----------------------------------------
Observe que, no instante 60, a funcionária tenta retirar um prato da pilha vazia, portanto ela descansará por , de modo que tentará retirar novamente um prato apenas em .