A escola de educação básica do seu bairro está organizando uma festa de formatura para os graduandos deste ano. Para isso, eles pediram que a OBI (Organização de Brincadeiras Infantis) desenvolva uma dança que os alunos possam apresentar aos pais durante a formatura.
A dança da OBI é dançada em uma pista quadriculada com linhas e colunas, sempre com exatamente um aluno em cada quadrado do pista. Os alunos são numerados de a de acordo com a sua posição inicial na pista em ordem crescente de linha e coluna, nesta ordem, a partir do quadrado . O exemplo abaixo, para e , indica o número do aluno em cada quadrado da pista no início da dança; o aluno de número , por exemplo, inicia no quadrado .
A cada passo da dança, o professor dá aos alunos uma das duas ordens abaixo:
L
”
(onde
e
são inteiros distintos), ordenando que os alunos da
-ésima
linha troquem de linha com os alunos da
-ésima
linha, mantendo a coluna de cada um – ou seja, o aluno na célula
troca com o aluno na célula
,
troca com
e assim por diante.C
”
(onde a e b são inteiros distintos), ordenando que os alunos da
-ésima
coluna troquem de coluna com os alunos da
-ésima
coluna, mantendo a linha de cada um – ou seja, o aluno na célula
troca com o aluno na célula
,
troca com
e assim por diante.A figura abaixo ilustra o progresso da dança para
e
com os três primeiros passos sendo “C
”,
“L
”
e “C
”,
nesta ordem.
A escola gostou muito da dança inventada pela OBI e deseja usá-la na formatura. Porém, os pais não querem perder seus filhos de vista e pediram sua ajuda para saber quais serão as posições de seus filhos ao término da dança.
Sua tarefa é: dadas as dimensões e da pista de dança, a quantidade de passos da dança e a ordem dada pelo professor a cada passo, determine qual aluno estará em cada quadrado da pista ao fim da dança.
A primeira linha da entrada é composta por três inteiros , e indicando, respectivamente, o número de linhas da pista de dança, o número de colunas da pista de dança, e o número de passos da dança.
As próximas
linhas descrevem as ordens dadas pelo professor. A
-ésima
dessas linhas contém uma letra maiúscula
,
que pode ser ‘L’ ou ‘C’, seguida de dois
inteiros distintos
e
.
L’, o professor ordenou a troca das linhas
e
.C’, o professor ordenou a troca das colunas
e
.Seu programa deverá imprimir linhas, cada uma contendo inteiros. O -ésimo inteiro da -ésima linha deve ser o número do aluno que terminará a dança na -ésima linha e -ésima coluna da pista.
L’ ou
‘C’Atenção: Observe que não é possível declarar inteiros (com matriz, vetor etc.) sem estourar o limite de memória (isto causaria erros no programa pois tentaria usar milhares de GB de memória). Preste atenção ao limite , que garante que a pista de dança sempre terá no máximo alunos.
A tarefa vale pontos. Estes pontos estão distribuídos em subtarefas, cada uma com suas restrições adicionais às definidas acima:
Seu programa pode resolver corretamente todas ou algumas das subtarefas (elas não precisam ser resolvidas em ordem). Sua pontuação final na tarefa é a soma dos pontos de todas as subtarefas resolvidas corretamente por alguma das suas submissões.
4 3 3
C 1 3
L 1 4
C 3 2
12 10 11
6 4 5
9 7 8
3 1 2
1 6 4
C 2 5
C 1 2
C 4 3
C 1 2
1 5 4 3 2 6
5 2 6
C 1 2
L 1 3
L 1 4
C 2 1
L 5 3
C 2 1
8 7
4 3
10 9
6 5
2 1