Bruno convidou seu professor e colegas de classe para uma conferência da OBI (Organização de Brincadeiras Infantis). Hoje, o tema da conferência é “Brincadeiras de Roda.” As brincadeiras do dia seguem todas a mesma estrutura: Bruno e seus colegas formam uma roda enquanto o professor, que não faz parte da roda, fica no centro dela. O professor aponta para a posição de um dos alunos, indicando que aquela posição é representada pelo número . As outras posições são então numeradas no sentido horário, em ordem crescente. A figura (a) indica um possível cenário inicial da brincadeira para uma classe com alunos.
Quando a brincadeira começa, os alunos devem ficar em suas posições (participando de outras dinâmicas) até o professor bater palmas: toda vez que ouvem palmas, todos os alunos se movem uma posição no sentido horário (ou seja, o aluno na posição vai para a posição , o aluno na posição vai para a posição , e assim por diante; o aluno na última posição se move para a posição 1). A figura (b) indica como fica a roda da figura (a) após o professor bater palmas três vezes.
Bruno e alguns outros alunos foram beber água, enquanto a brincadeira continuou, com o professor batendo palmas algumas vezes. Bruno agora quer voltar para sua posição correta (ou seja, sua posição se não tivesse saído para beber água). Ele lembra a posição em que estava logo antes de sair, e conseguiu ouvir todas as vezes que o professor bateu palmas enquanto ele estava fora. Agora, ele pede sua ajuda: dados o número de estudantes na classe, a posição inicial de Bruno, e o número de vezes que o professor bateu palmas enquanto ele foi beber água, ajude Bruno a descobrir para qual posição na roda ele deve voltar.
A primeira linha de entrada contém um inteiro indicando o número de alunos na classe, incluindo Bruno. As posições na roda são numeradas de a no sentido horário. A segunda linha contém um inteiro , indicando a posição inicial de Bruno (ou seja, a posição dele logo antes de sair para beber água). A terceira e última linha contém um inteiro , indicando o número de vezes que o professor bateu palmas enquanto Bruno estava fora da roda.
Seu programa deve produzir uma única linha, contendo um único inteiro, a posição na roda para a qual Bruno deve voltar.
A tarefa vale pontos.
5
2
3
5
Explicação do exemplo 1: esse é o exemplo da figura (b) do enunciado. Temos estudantes na roda e Bruno estava na posição . Após o professor bater palmas três vezes, Bruno deve ir para a posição .
10
7
30
7
Explicação do exemplo 2: Depois de rodadas de palmas, todos os estudantes estão de volta em suas posições iniciais (posições em que estavam quando Bruno saiu para beber água).
3
2
2
1